A Intervenção Psicomotora consiste numa reeducação ou terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o Psicomotricista estuda e intervém na expressão motora inadequada ou inadaptada, em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo.
Desafio
Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.
Âmbitos de Intervenção:
Preventivo
– promoção e estimulação do desenvolvimento;
Educativo
– estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem;
Reeducativo ou terapêutico
– intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento e, ainda, patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. A terapia psicomotora é indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequenciação e execução do gesto; percepção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tônus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e não-verbal.
Áreas de Intervenção:
Psicomotricidade
– Intervenção precoce, reeducação e terapia psicomotora;
Acessibilidade e Autonomia Pessoal e Social
– Elaboração e implementação de programas de competências cognitivas, programas de competências pessoais e sociais, programas de competências parentais; Criação de propostas de adaptação de contextos;
Atividade Física Adaptada
– Estudo, planificação e desenvolvimento de métodos e estratégias de intervenção pela atividade motora em diferentes contextos, com diferentes finalidades: saúde, condição física, lazer, recreação e competição adaptada às características biopsicossociais das populações envolvidas.
Competências do Psicomotricista:
Avaliação e diagnóstico do perfil e desenvolvimento psicomotor;
Domínio de modelos e técnicas de habilitação e reabilitação psicomotora em populações especiais ou de risco;
Prescrição, planeamento, avaliação, implementação e reavaliação de programas de educação, reeducação e terapia psicomotora, de acessibilidade e autonomia pessoal ou de atividade física adaptada;
Formação, supervisão e orientação de outros técnicos nos âmbitos anteriormente referidos;
Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.
Âmbitos de Intervenção:
Preventivo
– promoção e estimulação do desenvolvimento;
Educativo
– estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem;
Reeducativo ou terapêutico
– intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento e, ainda, patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. A terapia psicomotora é indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequenciação e execução do gesto; percepção auditiva, visual e tátil-cinestésica; tônus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e não-verbal.
Áreas de Intervenção:
Psicomotricidade
– Intervenção precoce, reeducação e terapia psicomotora;
Acessibilidade e Autonomia Pessoal e Social
– Elaboração e implementação de programas de competências cognitivas, programas de competências pessoais e sociais, programas de competências parentais; Criação de propostas de adaptação de contextos;
Atividade Física Adaptada
– Estudo, planificação e desenvolvimento de métodos e estratégias de intervenção pela atividade motora em diferentes contextos, com diferentes finalidades: saúde, condição física, lazer, recreação e competição adaptada às características biopsicossociais das populações envolvidas.
Melhorar as competências psicomotoras (como a tonicidade, o equilíbrio estático e dinâmico, a noção do corpo, a lateralidade, a estruturação no espaço e no tempo e a motricidade global e fina) da criança ou do adolescente. A intervenção psicomotora promove ainda:
a percepção e a consciencialização corporal;
a expressão dos afetos e emoções;
a autorregulação do comportamento;
as competências sociais;
o reforço da identidade e
a adaptação aos contextos relacionais de forma segura e confiante.