A avaliação psicopedagógica é uma maneira de esclarecer qual a dificuldade pedagógica, cognitiva ou educacional da criança.

São realizadas em 3 passos, sendo: 

1º Entrevista com os pais ou responsáveis pela criança
2º Sessões com a criança
3º Sessão com os pais ou responsáveis para a entrega e explicação do parecer avaliativo.

A avaliação contempla os seguintes aspectos pedagógicos:

       Aplicação de um teste de inteligência e de diversas provas pedagógicas que avaliam: atenção, memória, compreensão verbal, discriminação visual, discriminação auditiva, raciocínio lógico. Nas sessões de avaliação são aplicados testes que visam avaliar a estrutura intelectual do indivíduo e se este acompanha a média de sua faixa etária. Nas provas pedagógicas se busca uma comparação entre o que o indivíduo deveria ter aprendido e o que, de fato, ele aprendeu.
     Aplicação de testes formais e informais que avaliam: motivação, autoestima, aspectos familiares, relação com o aprendizado. Se houverem características de algum transtorno, essas serão apontadas na avaliação. A avaliação fornece os encaminhamentos necessários para cada caso e uma orientação aos pais ou responsáveis.

Importante

       Se a criança não acompanha o conteúdo pedagógico ou se por vezes se mostra desatenta ou sem motivação, é importante buscar um esclarecimento e tratamento, pois muitas crianças sofrem por não serem compreendidas em suas dificuldades. O objetivo da avaliação é fornecer um possível caminho para o trabalho com a criança, diminuindo as suas dificuldades e fornecendo atalhos para uma aprendizagem mais significativa.

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