Enfoque fragmentado, centrado na transmissão de conteúdos prontos.
Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas.
O professor é o único informante, com o papel de dar as repsotas certas e cobrar sua memorização.
O aluno é visto como um sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor.
O conteudo a ser estudado é visto de forma compartimentada.
Há uma sequência rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade.
Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didáticos.
O tempo e o espaço escolares são organizados de forma rígida e estática.
Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino.
Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos.
Conhecimento como instrumento para compreensão da realidade e possível intervenção nela.
O professor intervém no processo de ensino- aprendizagem ao criar situaçoes problematizadoras, introduzir novas informações e dar condições para que os alunos avancem em seus esquemas de compreensão da relaidade.
O aluno é visto como um sujeto ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas.
O conteúdo a ser estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido.
A seq̈uênciação é vista e termos de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos.
DBaseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade.
Há flexibilidade no uso do tempo e do espaço escolares.
Propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam sua próprias estratégias.