O papel do Psicopedagogo no Processo de Aprendizagem

    Cada estudante apresenta suas particularidades, que podem estar presentes na forma como o jovem se comunica com os amigos, no seu comportamento ou no desenvolvimento da leitura ou da escrita. Por serem únicos, precisam de um acompanhamento personalizado. 
      Esse acompanhamento ajuda no desenvolvimento do aluno a respeito das suas necessidades psicoafetivas vinculadas ao processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar o seu desempenho na sala de aula.
       Este trabalho transforma rapidamente o processo de aprendizagem dos alunos. Alguns dos benefícios:
  • Compartilhamento de métodos e mecanismos que ajudam o estudante a impulsionar o seu aprendizado.
  • Identificação de comportamentos e sentimentos que podem tornar o aprendizado do estudante um pouco mais complexo em sala de aula, como timidez, tristeza ou nervosismo.
  • Apoio para que o estudante comece a atuar de forma autônoma no processo de aprendizagem, buscando por conta própria soluções que possam ajudá-lo a superar suas dificuldades.
  • Estímulo de práticas que ajudam diretamente no desenvolvimento psicológico, afetivo e motor do aluno, que em muitos casos podem ser os responsáveis pelo bloqueio que dificulta a aprendizagem em sala de aula.

ATIVIDADES LÚDICAS

             Para que o lúdico contribua na construção do conhecimento faz-se necessário que a atividade seja direcionada e que os objetivos estejam estabelecidos, fazendo com que a brincadeira tenha um caráter pedagógico e não uma mera brincadeira, promovendo, assim, interação social e o desenvolvimento de habilidades intelectivas.
       O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relação social, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
        É o brinquedo que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva da criança. Na escola, o brincar pode tomar diferentes proporções, dependendo da percepção que o educador possui sobre a função e a importância, assim como a valorização dos objetos envolvidos na ação do brincar.

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

      Transtorno global do desenvolvimento (TGD) uma categoria que engloba cinco transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas, incluindo socialização e comunicação. são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
      Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett. Ao longo da primeira infância a criança vai apresentando sinais, que tornam a observação dos pais algo determinante para a procura de uma intervenção com especialistas. Alguns desses sinais:

· Dificuldades na coordenação motora;
· Estereotipias;
· Falta de concentração;
· Dificuldades de comunicação oral (nesses casos, a criança passa a se comunicar por meio de gestos);
· Mudança repentina de humor;
· Aversão ao toque;
· Dificuldades para estabelecer contato visual;
· Problemas para começar uma conversa;
· Preferência pela não socialização e brincadeiras solitárias;
· Ecolalia (quando a criança repete o que outra pessoa fala).
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA


     Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular. A inclusão ajuda a combater o preconceito buscando o reconhecimento e a valorização das diferenças através da ênfase nas competências, capacidades e potencialidades de cada um.
    Psicopedagogos ajudam os educadores a entenderem as necessidades do aluno e poderão dar direcionamentos sobre como atendê-las.
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